Vantagens e desvantagens do ar-condicionado portátil

Vantagens e desvantagens do ar-condicionado portátil

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

27/05/2017 às 14:45

Com o avanço da tecnologia surgiram novas opções de ar-condicionado, um deles que tem se popularizado bastante são os modelos portáteis. Há muitas dúvidas entre os clientes, afinal o ar-condicionado portátil é bom ou ruim? Funciona bem? Sabia tudo sobre os modelos, prós e contras e veja se esse tipo de ar-condicionado é indicado para você.

Vantagens do ar-condicionado portátil

Não precisa realizar reformas para instalação

Este é, provavelmente, o principal motivo pelo qual muitas pessoas escolhem um modelo portátil. Afinal, todo mundo fica com preguiça de instalar um ar-condicionado split, por exemplo, não é verdade? Dá muito trabalho, fora o valor alto cobrado para a instalação do aparelho. Fora que dependendo da sua região, será necessário mexer na parte elétrica da sua casa, já que muitas marcas produzem split com 220 V, e se sua casa tiver voltagem de 110 V, esse será mais um trabalho. Nesse sentido, comprar um portátil é mais prático e barato.

Leve aonde quiser

Como o nome já diz, o modelo facilita a portabilidade do aparelho. Como o ar-condicionado portátil não fica preso a uma parede ou confinado a um só cômodo, você pode levá-lo para qualquer parte da sua casa, trabalho, etc. Se você tiver um carro com um porta-malas grande ainda pode levar o aparelho para viagens para casa de praia, por exemplo.

Confira como é feita a limpeza de um ar-condicionado.

Desvantagens de um ar-condicionado portátil

Tem que ficar próximo a uma janela

Como qualquer modelo de ar-condicionado o portátil, precisa eliminar o ar quente para produzir ar gelado. Por isso, o aparelho conta com um tubo na parte traseira que deve ser posto do lado de fora da casa, através de uma janela para fazer a evaporação e condensação do ar de forma adequada.

Muitos acham feio o portátil, aquele duto de 14 cm saindo do aparelho com direção a janela mais próxima. O ar-condicionado split é um modelo mais elegante, é nesse ponto de decoração compensa.

Ainda há mais duas exigências, a janela deve correr de lado (estilo francesa ou janelas de correr) para o aparelho conseguir eliminar o ar quente da forma certa e a pior, nem todo cômodo tem uma janela, o que prejudica, já que costumamos comprar ar-condicionado justamente para esses cantos por eles fazerem mais calor.

Eliminam água

Todo ar-condicionado elimina água, mas os modelos portáteis possuem um reservatório de 20 litros de capacidade e que deve ser trocado quase que diariamente para não provocar problemas no aparelho.

Tem baixo rendimento

Os modelos também apresentam baixo rendimento em relação aos ar-condicionado split e de janela, mesmo que tenha a mesma potência (BTUs) por dois motivos: a vedação da janela quase sempre é mal feita; o calor gerado pelo aparelho é maior que nos outros tipos de ar, já que o portátil está dentro do cômodo, por isso ele gera um calor a mais no ambiente que está sendo refrigerado.

São barulhentos

Outro ponto negativo é que em relação a outros tipos de ar, eles são bem mais barulhentos, principalmente por estarem inteiros dentro do ambiente, diferente dos outros modelos.

Ar-condicionado portátil é indicado para quem: Não quer gastar com instalação ou qualquer tipo de reforma, querem um aparelho para levar a qualquer lugar, não se importam com um pouco de barulho se o aparelho funcionar bem e pretendem usá-lo em cômodos menores, de até 20 m².

A Split Refrigeração trabalha com instalação e manutenção de ar-condicionado para igrejas e outros estabelecimentos. Nossa empresa tem experiência na climatização de ambientes, manutenção e conserto de ar-condicionado, seja em sua casa ou empresa. Faça um orçamento conosco!

 

Top