Vantagens da Manutenção Preventiva de Ar-Condicionado

Vantagens da Manutenção Preventiva de Ar-Condicionado

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

02/01/2017 às 15:10

Vantagens da Manutenção Preventiva de Ar-Condicionado

O ar-condicionado é fundamental nesses dias de calor incessante. No Rio de Janeiro, as temperaturas chegam até a 40 graus, o que torna primordial a instalação desse aparelho em residências, empresas e demais corporações para desfrutar de um ar limpo e em boas condições, garantindo o bem-estar das pessoas. Mas, tanto quanto a escolha de um bom modelo, é preciso se atentar à manutenção preventiva para que funcione sem problemas ao longo de sua vida útil. Esse procedimento regular ajuda a melhorar a eficiência do ar-condicionado, evitar maiores reparos e consertos e, claro, gerar aquela economia que todos buscam em sua conta de energia elétrica. Em grande parte dos casos, apenas uma limpeza básica já resolve muitas coisas.

Veja também nosso post: Instalação de Ar Condicionado no Rio de Janeiro

Evitar o reparo do ar-condicionado

Os benefícios da manutenção anual para o ar-condicionado são muitos, mas a palavra "preventiva" é a principal, já que com esse procedimento você evita a reparação em caso de falhas graves em que é preciso contar com um serviço caro e de emergência – ou seja, aquela burocracia toda que ninguém merece passar. Portanto para não passar apuros no verão, evitar o conserto do aparelho nessa época em que não se deve passar calor é fundamental.

Melhorar a eficiência energética

Quando as bobinas do ar-condicionado central estão sujas, quando a linha de drenagem do condensador está obstruída ou quando os níveis de refrigerante estão errados, o sistema está desperdiçando energia para superar ineficiências. Para acabar com esses problemas, a manutenção preventiva é interessante para realizar ajustes gerais no sistema para fornecer energia de resfriamento máxima com custo de energia mínimo.

Gerar economia em sua conta de luz

A principal vantagem desse serviço é a economia, já que compensa mais pagar um valor para reparos e limpezas necessárias do que gastar dinheiro (e tempo) com um conserto total do ar-condicionado. Esse problema pode acontecer de uma hora para outra, o que gera irritação, burocracia e gastos além da conta. Logo, vale prevenir do que remediar, assim, com o funcionamento potente do equipamento, há até uma boa economia em sua conta de luz mensalmente.

Dar mais conforto as pessoas

A manutenção rotineira garante que seu ar-condicionado central ajude a limpar o ar e deixe a temperatura em bons níveis, resfriando rapidamente e proporcionando o maior conforto a todas as pessoas, seja em uma empresa ou residência. Isso não acontece com um aparelho velho e desgastado, que só vai levar a problemas com o tempo.

O que o técnico deve fazer na manutenção preventiva de ar-condicionado

Verificar os níveis de refrigerante;

Detectar eventuais vazamentos;

Examinar o cano de abastecimento;

Medir o fluxo de ar e deixar em níveis ideais;

Analisar o funcionamento do sistema elétrico do aparelho;

Realizar limpeza de peças e carcaças do motor;

Observar o estado do termostato e demais aparatos.

Qual o preço da manutenção preventiva de ar-condicionado?

O preço é variável e depende muito da empresa que realizará o serviço. Geralmente é feito um plano com acordo de periodicidade de visitas do técnico. Para isso, vale a pena a pesquisar as melhores opções, aquelas que têm experiência e proporcionam ótimos benefícios aos clientes.

Este é apenas um guia básico para esclarecer e mostrar as tarefas que são realizadas na manutenção preventiva de ar-condicionado. Esse processo tem várias vantagens e deve ser feito em qualquer local, aparelhagem e modelo. Se você busca um serviço especializado no Rio de Janeiro, a melhor solução é a Split Refrigeração. Para saber mais, entre em contato e agende uma visita técnica!

Até mais!

Top