Qual é o ar-condicionado mais silencioso

Qual é o ar-condicionado mais silencioso

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

18/12/2017 às 14:36

Um dos principais motivos para as pessoas não terem ar-condicionado é o barulho. Porém, a maioria dos aparelhos hoje são projetados para produzir o mínimo de ruídos possíveis. Um ar-condicionado silencioso é muito importante para garantir o máximo de conforto para as pessoas.

Os consumidores buscam comprar cada vez mais eletrodomésticos e eletrônicos que façam menos barulho. Por conta dessa tendência, vamos abordar um pouco mais sobre o assunto.

Um ar-condicionado pode emitir até quantos decibéis?

Bom, os decibéis é a unidade de medida utilizada para medir a intensidade do som. No padrão normal, um ruído acima de 50 decibéis costumam gerar incômodos nas pessoas, podendo causar danos como dores de cabeça e tonturas.

Para que um ar-condicionado possa ser considerado um aparelho silencioso ele precisar ficar abaixo de nível de decibéis. Para saber o nível que o refrigerador produz, basta olhar o manual fornecido pelo fabricante. Em certos aparelhos, é possível encontrar os níveis alto, médio, baixo e mínimo que o aparelho pode gerar durante seu funcionamento.

Qual o ar-condicionado é mais silencioso?

Os ar-condicionados splits são os mais silenciosos. Por que? Simplesmente por que o modelo dos aparelhos é diferente dos demais, dividindo em duas partes, a condensadora e a evaporadora, o que diminui muito os barulhos.

Em contrapartida, um ar-condicionado de janela produz muito mais ruídos dentro do ambiente do que os aparelhos splits, que inclusive vieram para substituir os modelos mais antigos. Nesse tipo de aparelho, a maioria dos barulhos produzidos são emitidos fora do ambiente.

Já o modelo de ar-condicionado mais barulhento são os portáteis, que costumam produzir um ruído acima dos 50 decibéis, ou seja, podendo gerar bastante incômodo nos usuários, o que diminui o conforto.

O nível de ruído também costuma variar de acordo com a potência dos aparelhos. Quantos mais BTUs seu ar-condicionado tiver, mais barulho ele irá fazer, ou seja, em ambientes maiores, que precisam de aparelhos mais potentes, o ar-condicionado produzirá um ruído maior que pode ser atenuado devido as maiores dimensões.

Confira também o que é preciso saber antes de comprar um ar-condicionado split.

Quais os principais ar condicionados silenciosos do mercado?

Um dos modelos mais silenciosos é o LG Libero ArtCool Inverter, que produz em média entre 19 e 47 decibéis. Isso porque o aparelho utiliza a tecnologia Skew Fan, que diminui os ruídos durante o funcionamento.

Muitos fabricantes também já buscam produzir ar-condicionado de janela mais silenciosos do que os modelos mais antigos. Os novos modelos disponíveis no mercado fazem menos barulhos e possuem controle de temperatura durante o sono, o que era impensável antigamente.

De maneira geral, os modelos splits são ar-condicionados mais silenciosos, desde que estejam com a limpeza e a manutenção em dia. É importante frisar que limpar os filtros do aparelho com frequência pode ajudar a evitar o desgaste e o alto consumo do aparelho, além de fazer com que o motor seja menos barulhento.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Realizamos a instalação de ar-condicionado piso teto, faça já o seu orçamento com a gente!

Top