O que preciso saber antes de comprar um ar-condicionado split?

O que preciso saber antes de comprar um ar-condicionado split?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

08/12/2017 às 13:36

O ar-condicionado split é um dos mais modernos e comuns aparelhos de refrigeração no Brasil. O equipamento é mais silencioso e tem uma tecnologia mais avançada e garante um menor consumo de energia.

O aparelho é dividido em duas partes, a evaporadora (peça que fica na parte interna da casa) e a condensadora (peça instalada do lado de fora). O motivo do ar-condicionado split faz menos barulho é justamente pelo fato de ter duas unidades. As duas são interligadas por meio de uma tubulação, que permitem que as peças fiquem a uma distância razoável.

Porém, se sabe muito pouco sobre o ar-condicionado, e para ter certeza de que você está certo ao escolher um aparelho desse modelo é preciso se atentar a alguns assuntos. Confira nossas dicas:

Instalar o ar-condicionado split é furada!

Esse tipo de ar-condicionado não é muito fácil. Como as unidades são separadas, elas são interligadas por um tubo que é feito de fios de cobre e de fios elétricos. O gás utilizado é o Freon e pode ser colocado depois de todo o ar sair. Pela dificuldade de instalar o aparelho, o mais aconselhável é encontrar um profissional confiável para realizar a instalação.

Ponto de Dreno

Assim como os modelos mais antigos, o ar-condicionado split necessita de um ponto de dreno para escorrer a água liberada pelo aparelho, para que o equipamento consiga resfriar o ambiente. Por isso, é preciso ter uma noção do local de escoamento que será feito antes de comprar o aparelho.

Confira também dicas para economizar energia usando muito o ar-condicionado.

É preciso quebrar a parede para instalar um ar-condicionado split?

Isso depende do visual que o consumidor espera do ambiente. Caso você não se importe com uma tubulação passando pela parede, então não será necessário quebrar nada, apenas embutir o aparelho, o que também vai fazer uma sujeira momentaneamente.

O ar-condicionado split precisa de manutenção?

Esse modelo de refrigerador é mais complexo do que outros tipos de ar-condicionado como o de janela, então a manutenção do split é bem mais cara. Não há a necessidade de retirar as unidades do aparelho para a limpeza, mas mesmo assim você ainda terá de pagar um profissional para fazer uma manutenção completa no aparelho.

Calcule a potência do seu ar-condicionado

Meça o tamanho do ambiente em que você pensa em instalar o ar-condicionado e depois calcule o BTUS (unidade usada para medir a capacidade de refrigeração do aparelho. Assim você irá economizar energia no uso do aparelho.

Ao comprar um ar-condicionado split com a potência correta para o cômodo que ele será instalado, você economiza energia por não forçar o trabalho do aparelho, o que também garante menos desgaste e mantém a média de vida útil do produto.

Comprar um aparelho com um potência maior do que a necessária pode ser prejudicial a sua saúde, já que o cômodo pode ficar muito frio, o que pode gerar algumas doenças. Já se o aparelho tiver um potência menor do que a necessária, ele irá forçar suas peças para conseguir resfriar o ambiente, o que gera um consumo maior de energia.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza o conserto de ar-condicionado split e outros modelos de refrigeradores. Faça já o seu orçamento com a gente!

Top