O que fazer quando o controle do ar-condicionado não funciona?

O que fazer quando o controle do ar-condicionado não funciona?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

16/10/2017 às 18:16

Muitas vezes não precisa nem ter um problema interno no ar-condicionado não é mesmo? Um defeito bastante comum é os controles dos aparelhos pararem de funcionar sem nenhum motivo aparente.

Bom, há duas causas mais frequentes para que o controle para de funcionar, são elas: pilhas fracas e problema na placa. Ao identificar esse problema, verifique se as pilhas estão instaladas corretamente e veja se elas estão boas. Para isso você pode testá-las em outro aparelho.

Além de checar o tamanho também é preciso verificar se as pilhas do controle são alcalinas, apenas pilhas deste modelo funcionam em controles de ar-condicionado. Se as pilhas estiverem ruins, você deve experimentar trocar por pilhas boas e já testadas, caso o problema persista, é sinal que o defeito esteja no controle ou na placa eletrônica, instalada na evaporadora do ar-condicionado.

O controle remoto possui um sensor infravermelho e a placa eletrônica embutida no ar-condicionado possui um receptor, assim os comandos do controle remoto são identificados pelo refrigerador. Se um destes dois terminarem, estiverem com problemas, um não consegue se comunicar com o outro, o que faz com que seu ar-condicionado não funcione.

Uma boa dica para saber se o sensor infravermelho do controle está intacto é abrir a câmera de seu celular e com o dispositivo apontado para a câmera, aperte qualquer tecla do controle. Caso o controle esteja emitindo sinal, você perceberá uma luz roxa no visor do seu smartphone.

Confira também como escolher um ar-condicionado mais econômico.

Em muitos modelos de ar-condicionado, principalmente em splits, é possível ligar o aparelho sozinho. Muitos refrigeradores possuem botões aparentes ou em sua parte interna para ligar e desligar o aparelho. Existem modelos também que contam com botões para regulagem da temperatura embutidos na frente do ar-condicionado.

Essa solução pode ser sanar seus problemas até que você consiga comprar um controle novo, para aproveitar todas as funções do seu ar-condicionado. Antes de comprar outro controle, procure por um técnico para que ele faça uma avaliação e apenas compre o aparelho, se ele realmente atestar que o problema é no controle e não na unidade interna da evaporadora.

Para adquirir um novo controle remoto, você pode entrar em contato com a fabricante do aparelho e pedir um novo. Também é possível encontrar controles remotos universais, que servem para os mais diferentes tipos de aparelho, estes são geralmente mais baratos que os originais.

É possível também comprar o controle remoto original do seu aparelho em lojas especializadas ou com profissionais do setor. Se o problema for na parte interna da evaporadora, é preciso pagar para que um técnico faça um reparo e troque as peças com defeito. Se o seu ar-condicionado ainda estiver na garantia é possível conseguir o conserto ou um novo controle remoto de graça com a fabricante do aparelho.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza a instalação de ar-condicionado piso teto e outros tipos de refrigeradores, além de fazer reparos e manutenções. Faça já o seu orçamento com a gente.

Top