O que é um ar-condicionado multi split?

O que é um ar-condicionado multi split?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

18/09/2017 às 19:05

Já ouviu falar em ar-condicionado multi split e não sabe o que é? Pois vamos te falar agora! Leia esse texto até o fim! Esse tipo de ar-condicionado é um sistema de refrigeração que serve para climatizar vários ambientes, usando apenas uma condensadora, mas vários evaporadores, que ficaram distribuídos nos ambientes de sua casa que você deseja refrigerar.

Esse aparelho é ideal para quem quer deixar vários ambientes bem refrigerados ao mesmo tempo. A quantidade de evaporadores disponíveis do ar-condicionado multi split varia de acordo com a fabricante. A maioria dos modelos vem com dois ou três unidades. São aparelhos recomendados para uma casa com muitos cômodos.

Como o ar-condicionado multi split funciona?

Com o aparelho, você coloca o equipamento nos ambientes que deseja de acordo com o número de evaporadores que vem com o produto. Exemplo: Se você quer refrigerar sua sala e seu quarto é possível comprar um ar-condicionado multi split com dois evaporadores para distribuir o ar refrigerado nos ambientes selecionados.

Confira também como realizar uma limpeza em seu ar-condicionado.

O maior ponto negativo do ar-condicionado multi split é que qualquer problema na condensadora afetará todos os evaporadores do produto, fazendo com que o aparelho pare de funcionar por completo. Outra questão a se pensa é que os aparelhos multi split oferecem uma divisão por igual de potência e tem unidades internas para cada evaporador vendidas separadamente, o que deixa o aparelho mais caro.

É possível encontrar no mercado, aparelhos multi split com 10.000 BTUs de potência com 2 unidades internas de 9.000 BTUs ou com 1 unidade interna de 9.000 BTUs junto com outra unidade interna de 12.000 BTUs. No último caso, a capacidade da segunda unidade interna é reduzida para estar dentro da potência total do aparelho.

Para conseguir potência total, basta ligar as duas unidades internas do seu ar-condicionado multi split ao mesmo tempo. Esse ponto precisa ser bastante pesquisado antes da compra. Se achar complicado, também é possível optar pelo modelo mais simples, o ar-condicionado split, onde a única diferença é que o aparelho só irá refrigerar um cômodo de sua residência.

Como instalar um ar-condicionado multi split?

Para instalar o aparelho, basta fazer pequenos furos na parede para passar os dutos que vão conectar a condensadora com os evaporadores. A dica é sempre contar com a presença de um técnico especializado, de preferência, da marca fabricante do aparelho que você comprou. O valor da instalação é mais cara em comparação com outros tipos de ar-condicionado.

Seguindo a linha do ar-condicionado split, o ar-condicionado multi split é bastante silencioso, em relação a outros tipos de ar-condicionado, como o ar-condicionado de janela, isso por que o compressor é instalado na parte de fora.

Isso é um dos pontos que fizeram esses produtos serem cada vez mais comprados e hoje serem bastante comuns em residências.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza o conserto de ar-condicionado split, além de manutenção e instalação desse tipo de produto, e também de outros tipos de ar-condicionado.

 

 

Top