O que é um ar-condicionado mini split?

O que é um ar-condicionado mini split?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

01/01/2018 às 18:59

Com o crescimento da demanda por ar-condicionado no mercado brasileiro, novos modelos dos aparelhos estão surgindo. Entre eles, estão o ar-condicionado mini split, uma ramificação dos ares-condicionados splits, que é o modelo mais vendido no mercado atualmente.

Basicamente, o mini split é um sistema de ar-condicionado sem dutos, sendo uma boa opção em relação ao ar-condicionado de janela. Por ser menor do que um ar-condicionado split, que já é pequeno, os mini splits são bastante usados em casas e até em lojas ou escritórios.

O ar-condicionado mini split possuem duas peças básicas, o condensador e o evaporador. Ambas as unidades são ligadas por pequenos tubos ou conduítes, onde ocorre o sistema de refrigeração. Nos conduítes também se passar o condutor de eletricidade que gera energia para as duas unidades. O evaporador pode ser embutido ou acoplado na superfície de paredes ou no teto do ambiente que será refrigerado pelo aparelho.

Confira também o que é preciso saber antes de comprar um ar-condicionado split.

Onde usar o ar-condicionado mini split?

Os mini splits são mais usados em residências e podem refrigerar um ou mais cômodos dependendo do objetivo do uso e da instalação do aparelho. O sistema é bastante útil para resfriar qualquer ambiente de uma casa, podendo ser instalado ainda em novas áreas adicionadas à residência para a construção.

A instalação do aparelho é bastante simples, principalmente se comparado com a instalação de um ar-condicionado central ou um ar-condicionado de janela. Para instalar, é preciso fixar a unidade exterior numa superfície sólida. Depois você deve perfurar sua parede para abrir um buraco de passagem dos conduítes para que as linhas de condensação refrigerem o ambiente. O ideal é instalar as partes numa distância de no máximo 15 metros.

Quais são os benefícios de usar um ar-condicionado mini split?

Esse tipo de ar-condicionado possui uma série de vantagens sobre outros refrigeradores. Por não precisar da instalação de dutos, o aparelho diminui bastante os custos de instalação. Evitar o uso de dutos é muito importante, principalmente para quem se importante com o visual do ambiente.

Os aparelhos também possuem uma alta eficiência energética, diminuindo e aumentando a temperatura nos locais necessários, fazendo com que um ambiente ou mais sejam refrigerados de maneira contínua e dentro da normalidade.

A unidade do mini split não precisa ser mudada de lugar, diferente do ar-condicionado de janela que devem ser resguardado durante ou inverno para manter o equipamento refrigerando o ambiente, sem perder calor ou criar correntes de ar que danifiquem o funcionamento do aparelho.

Quais as desvantagens do ar-condicionado mini split?

Mesmo com muitas vantagens, o ar-condicionado split peca em alguns pontos. Para começar, eles são mais caros do que os outros modelos de ar-condicionado. Apesar de serem ideais para casas menores, os aparelhos não tem um desempenho satisfatório em locais maiores.

Para quem quer preservar o visual de ambiente, também pode ser bastante incômodo instalar a evaporadora do equipamento dentro de casa. Por último, como os modelos mini split são relativamente novos, é possível que você encontre dificuldades para achar um profissional que instale corretamente o aparelho.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza a instalação de ar-condicionado split, faça já o seu orçamento como a gente!

Top