O ar-condicionado não liga? Saiba o que fazer

O ar-condicionado não liga? Saiba o que fazer

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

21/08/2017 às 18:06

Um dos problemas que mais atingem os consumidores é quando o ar-condicionado não liga, o aparelho deixa de funcionar sem motivo aparente. Esse problema pode acontecer com todos os tipos de ar-condicionado e também com equipamentos de todas as marcas, das mais conhecidas e tradicionais as novatas no mercado.

Antes de pensar em problema no ar-condicionado é preciso verificar o termostato do aparelho. É preciso olhar a temperatura do termostato e de bate pronto ficam assustados com o problema, pensando que o aparelho quebrou. Antes de tentar resolver o problema, coloque o termostato em 18 graus, se for isso que esteja impedindo o resfriamento do ambiente, o ar-condicionado voltará a funcionar.

Caso não seja esse problema, veja se há algum problema no disjuntor do ar-condicionado. O consumo de grande quantidade de energia pode desarmar o disjuntor como medida de segurança, e claro isso faz com que o ar-condicionado não ligue. Esse é um problema comum em imóveis mais antigos, que geralmente tem rede elétrica mais velha e passa por menos manutenção.

Identifique qual o disjuntor do ar-condicionado, religue o aparelho e em seguida ligue o controle do ar-condicionado, se for isso seu aparelho volta a funcionar normalmente. Confira alguns problemas e meios de resolvê-los:

Quando o ar-condicionado não liga no controle

  • O plugue não está conectado da forma correta na tomada elétrica: Verifique o plugue e a tomada e faça o encaixe correto.

  • Tensão da rede elétrica diferente da tensão do aparelho: Ligue o ar-condicionado numa tomada compatível.

  • Fiação elétrica solta: Chame um profissional para corrigir o problema, verificando as conexões elétricas em sua residência.

Confira também como fazer a limpeza de um ar-condicionado.

Quando o compressor e o ventilador do condensador não funcionam

  • Contador ou termostato com defeito: Troque a peça danificada.

  • Tensão da rede elétrica abaixo do normal: Busque resolver o problema com a concessionária de energia da sua cidade.

  • Horário de timer configurado errado: Reconfigure o time o reinicie a máquina.

  • Fiação incorreta ou terminais soltos: Verifique a fiação e reaperte os terminais.

Quando o ar não funciona e não gela direito

  • Filtro de ar sujo: Limpe os filtros e ligue a máquina, deve voltar a funcionar corretamente.

  • Fluxo de ar insuficiente: Limpe e higienize a serpentina da unidade.

  • Aletas fechadas ou saída de ar obstruída: Abra as aletas e fechar as portas e janelas.

  • Regulagem da temperatura: Ajuste o aparelho de acordo com as instruções operacionais do manual.

  • Compressor ou motor ventilador da unidade externa queimado, ou a válvula reversora com problemas: Chame um técnico para fazer a troca da peça defeituosa.

  • Condensadora exposta diretamente ao sol: Realocar o aparelho, o colocando num local para que se diminua a incidência de raios solares no ar-condicionado.

Estes e outros problemas podem acontecer e danificar o seu ar-condicionado, caso não tenha intimidade com ferramentas, contrate um profissional especializado para realizar a troca de peças ou adaptações em sua rede elétrica.

Gostou? Confira as dicas em nosso blog. Realizamos a instalação de ar-condicionado empresarial, dentre outros serviços, faça seu orçamento com a gente.

Top