Meu ar Condicionado está fazendo barulhos o que fazer?

Meu ar Condicionado está fazendo barulhos o que fazer?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

14/08/2017 às 19:42

 Os aparelhos de ar-condicionado possuem motores, ventiladores, turbinas, tubulações e outros materiais de diferentes acabamentos que podem produzir algum tipo de ruído. Isso é uma coisa normal no equipamento, mas se esse ruído é estranho ou mais alto do que o normal, é preciso que seja feita a correção do problema, provavelmente o ar-condicionado está precisando de manutenção.

Confira alguns motivos que causam problemas de barulho num ar-condicionado:

Instalação

A instalação mal feita do aparelho é um dos maiores geradores de ruídos, pois pode causar vibrações inesperadas dentro do aparelho. A recomendação é procurar um instalador profissional para verificar e corrigir o problema.

Peças

Se você conseguir identificar algum tipo de ruído metálico, o problema pode ser de peças soltas no aparelho. Essas peças causam vibrações dentro da máquina e fazem muito barulho. Para resolver, abra a grade e com uma lanterna, verifique se há alguma peça solta, bloqueada ou ainda se existe algum objeto dentro do equipamento que está prejudicando seu funcionamento.

Grade

As grandes frontais do ar-condicionado podem fazer muito barulho. Isso se deve a remoção frequente da peça para a limpeza dos filtros, o que feito sem cautela pode danificar a grade ou fazer com que ela não se encaixe direito. Para resolver, remova a grade e recoloque-a. Se o problema persistir, busque a ajuda de um especialista.

Confira também motivos para ter de um ar-condicionado.

Lubrificação

A falta de lubrificante no motor por gerar ruídos altos e incômodos. Para resolver o problema, contrate um profissional, esse tipo de serviço requer mita cautela e técnica.

Vazamento de refrigerante

Se o barulho começar quando o compressor começa a funcionar, o problema provavelmente é um vazamento do refrigerante para o cárter do compressor. Para resolver, chame um especialista para realizar a troca do aquecedor do cárter.

Pás

Outro bom motivo para o ar-condicionado fazer muito barulho são as pás do ventilador. Estas peças podem ficar danificadas e podem causar vibrações, por que causa do desalinhamento. Para resolver, chame um profissional para corrigir o problema.

Para não confundir, confira agora alguns barulhos normais feitos nos aparelhos de ar-condicionado:

- O ventilador geralmente produz ruídos com origem em sua turbina de unidade interna, os motores do ventilador e o compressor também fazem ruídos similares.

- O compressor com o passar do tempo pode apresentar uma folga em seus componentes internos, o que pode gerar um ruído, que é fácil de ser corrigido com a manutenção preventiva do aparelho.

- Os contatos e os relés do aparelho também emitem estalos característicos das peças quando elas são acionadas.

- A expansão de emite produz um chiado baixo que é provocado pela circulação de gás nas tubulações do ar-condicionado, o barulho é semelhante ao produzido quando se enche um balão.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza trabalhos de excelência no ramo. Nossa empresa realiza a instalação e a manutenção de ar-condicionado em igrejas e outros tipos de estabelecimento.

Top