Manutenção de Ar-Condicionado Central: Como é feita?

Manutenção de Ar-Condicionado Central: Como é feita?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

12/12/2016 às 09:40

Manutenção de Ar-Condicionado Central: Como é feita?

Você sabe a importância de fazer uma manutenção de ar-condicionado central, seja para sua empresa, casa ou qualquer ambiente com esse equipamento tão essencial para um espaço aconchegante, fresco e relaxante? Pois é, essa ação é importante e necessária!

Veja também nosso post: Instalação de Ar Condicionado no Rio de Janeiro

Segundo especialistas, filtros, bobinas e demais acessórios exigem manutenção regular para que o ar-condicionado funcione de modo eficaz e eficiente ao longo de seus anos de funcionamento. Assim, ele pode durar por muito mais tempo, evitando um problema maior e até a troca total do aparelho, que custa bem mais caro.

É importante deixar claro que negligenciar essa manutenção gera um declínio constante nos processos e desempenho do ar-condicionado. Além disso, como não se bastasse, o valor da conta de energia elétrica aumenta de forma constante, gerando ainda mais custos. Pense como é ruim ter um equipamento que não funciona com sua total capacidade e ainda te faz gastar mais?

Pode parecer irrelevante se atentar a esse processo, ou então, pensar que ele é tão básico que qualquer pessoa pode fazer. É aí que vem o engano. A manutenção não é simples, ela precisa seguir etapas para que seja completa e eficiente, afinal, se for feita às pressas e de qualquer jeito, pode levar a problemas e gastos desnecessários.

 

Como é feita a manutenção de ar-condicionado central?

O técnico especializado precisa realizar o processo de verificação e limpeza total do aparelho em todos os níveis, de forma detalhada, para corrigir eventuais falhas. Por isso, é importante saber qual o checklist básico e prático para que tudo seja feito com máxima otimização. Assim que fizer a contratação do serviço e receber a visita do profissional, fique atento se essas tarefas foram feitas e analisadas – as informações são do grupo Energy.Gov:

- Verificação da quantidade correta de fluídos refrigerantes;

- Teste de vazamento de gases refrigerantes, usando um detector de vazamento;

- Captura de qualquer ar refrigerante por evacuação do sistema, em vez da liberação ilegalmente para a atmosfera;

- Verificação e selagem do vazamento da conduta em sistemas centrais;

- Medição do fluxo de ar através da bobina do evaporador;

- Verificação da sequência de controle elétrico;

- Inspeção de terminais elétricos, limpeza, aperto das conexões e aplicação de um revestimento não condutor, caso seja necessário;

- Manutenção dos motores de óleo e correias de verificação para aperto e desgaste, além da precisão do termostato.

Você pode perceber que são várias coisas a se atentar e que não devem ser feitas por quem não entende do assunto. Por isso, uma boa manutenção de ar-condicionado central deve ser realizada por empresas especializadas.

 

Manutenção de ar-condicionado central no Rio de Janeiro

Para contratar esse serviço no Rio de Janeiro, a melhor empresa de manutenção, limpeza, instalação e conserto de ar-condicionado de todas as marcas e modelos é a Split Refrigeração. Com a prestação de Serviços em Climatização de modo efetivo, o grupo conta com profissionais altamente qualificados e experientes no mercado de trabalho, para proporcionar um ambiente fresco e confortável para sua família ou sua empresa. Entre em contato, faça um orçamento e saiba mais!

Até Mais!

Top