Instalação e vantagens do Ar-condicionado VRF

Instalação e vantagens do Ar-condicionado VRF

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

17/04/2017 às 12:05

Instalação e vantagens do Ar-condicionado VRF

Sistemas de ar-condicionado não são as coisas mais simples de se entender. Porém, se você é um daqueles que precisa ter um seja para um ambiente de trabalho ou até mesmo para sua casa, é bom saber as diferenças entre os sistemas e quais as vantagens que cada um deles pode te oferecer. Um dos sistemas que está em alta hoje em dia é o VRF ou Variable Refrigerant Flow, uma tecnologia que surgiu no Japão e já toma conta do mundo inteiro.

Veja também nosso post: Instalação de ar condicionado empresarial

O que é o sistema de ar condicionado VRF?

Os sistemas VRF são refrigerados a ar, usando unidades de condensador ao ar livre e unidades de ventiladores internos. Mas a semelhança com os outros sistemas de ar-condicionado para por aí. Em vez de uma unidade grande e barulhenta bombeando para fora a todo o espaço, o sistema VRF  apresenta vários manipuladores de ar menores que podem ser controlados individualmente e jogados de volta para um sistema. O termo Variable Refrigerant Flow (VRF) ou fluxo de refrigerante variável, refere-se à capacidade do sistema de controlar a quantidade de refrigeração que flui para cada um destes pequenos manipuladores de ar.

E quais as vantagens de ter um desses?

Com toda essa sofisticação, essa nova tecnologia é capaz de fornecer não só o resfriamento, mas também o calor, e mesmo ambos simultaneamente para diferentes áreas dentro de um determinado espaço. O uso de várias unidades internas fornece a capacidade de criar zonas que podem ser controladas individualmente. Além disso, os sistemas VRF são muito silenciosos e eficientes em termos de economia de energia, porque o compressor de velocidade variável funciona apenas com a capacidade necessária para as condições que você precisa em cada momento, ou seja, você tema  capacidade de controlar o gasto do energia do seu ar-condicionado.

O compressor de um ar condicionado com sistema VRF pode detectar os requisitos precisos de cada zona e enviar a quantidade precisa de refrigeração necessária para cada uma delas. Como resultado, cada área do seu espaço é consistentemente confortável com umidade bem controlada e sem pontos quentes ou frios. Na prática, isso significa que dentro de uma empresa em que a temperatura varia de sala em sala, você precisaria ter apenas um ar condicionado com sistema VRF para resolver todo o problema e controlar o ambiente da forma que desejar.

Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre esse sistema de ar-condicionado, já dá pra saber que vale a pena ter, não é? Não importa qual seja o seu negócio, se é um restaurante, se são escritórios, um grande galpão ou o que for. Com o sistema de ar condicionado VRF você pode controlar o ambiente da melhor maneira possível em todas as épocas do ano e isso significa muito para quem está dentro desse ambiente, inclusive você. Por isso na hora de escolher um ar condicionado, pense que você também pode precisar controlar a temperatura do ambiente em outras ocasiões, não apenas no verão, assim fica fácil de saber qual sistema é melhor para se usar.

Quer saber mais e usufruir desse tipo? Que tal entrar em contato com a Split Refrigeração, referência em todos os modelos e marcas - além de serviços - instalação de ar-condicionado split no Rio de Janeiro? Conheça e contrate, será um ótimo negócio para sua residência ou empresa. 

Top