Instalação de ar-condicionado em banheiros

Instalação de ar-condicionado em banheiros

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

09/10/2017 às 18:24

É possível instalar ar-condicionado em banheiros? Esse assunto é bem polêmico e gera bastante discussão entre profissionais de refrigeração. O ideal é instalar a condensadora do aparelho, quando sua casa não tem nenhum espaço externo onde a peça possa ficar.

Porém, a instalação do aparelho em banheiros possui alguns riscos. Nunca a condensadora pode ser instalada em ambientes externos para que não haja problemas no funcionamento do ar-condicionado. Por mais que ela seja colocada de frente para uma janela, a peça tende a superaquecer e gerar muito calor ao ambiente, em vez de refrigerá-lo.

Se a condensadora for instalada em local fechado, principalmente no verão, época em que mais utilizamos o ar-condicionado, o aparelho terá um rendimento bastante abaixo do esperado. A grande maioria dos profissionais são contra a instalação dos aparelhos em banheiros, mas acabam realização a instalação por conta da insistência dos clientes.

Esse método é muito utilizar em prédios, já que geralmente a maioria dos condomínios não permitam que a máquina externa do ar seja instalada na fachada do edifício. Caso isso aconteça, o local mais recomendado para instalar a condensadora é o ambiente mais ventilado da casa, ou seja, o banheiro não é o local mais adequado.

Confira também como escolher o ar-condicionado mais econômico.

Em um local fechado, a pressão da condensadora funciona de maneira inversamente proporcional a temperatura do ambiente, ou seja, a falta de circulação de ar faça e as pequenas dimensões do ambiente fazem com que a pressão de gás do aparelho aumentem, o que acaba por gerar um desempenho ruim do ar-condicionado, além de gastar muito mais energia que o habitual. Resumindo, a condensadora ficará sobrecarregada e terá uma vida útil menor do que a normal para o equipamento.

Se o resultado será satisfatório? Bom não é possível prever. É possível realizar a instalação, mas o mais aconselhado é não fazer, já que os riscos são muitos maiores do que os acertos.

Mesmo assim, a instalação de ar-condicionado em banheiro é mais comum do que se imagina, principalmente em locais de uso coletivo como shoppings e hospitais, por exemplo. Muitas casas e apartamentos também já possuem o aparelho no banheiro.

Também existem outros aparelhos para realizar o aquecimento ou o resfriamento do banheiro como aquecedores ou ventiladores, específicos para este cômodo, mas estas opções são menos eficientes do que um ar-condicionado.

Principalmente se o seu banheiro não tiver nenhuma janela, a instalação de um ar-condicionado pode gerar problemas de saúde. Devido a falta de circulação de ar, a proliferação de bactérias e fungos acontece mais rapidamente. O ideal é que haja ao menos uma saída de ar para eliminar o excesso do vapor e da umidade gerado durante o banho. Nestes casos, é recomendado limpar os filtros mais frequentemente, para cuidar da sua saúde.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza a instalação de ar-condicionado empresarial e outros tipos de equipamentos. Faça já o seu orçamento com a gente!

Top