Erros na instalação de um ar-condicionado

Erros na instalação de um ar-condicionado

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

23/10/2017 às 18:37

Todos os anos aumentam os números de instaladores de ar-condicionado devido a crescente demanda do mercado. Porém, infelizmente a grande maioria dos novos trabalhadores da função se preocupam em adquirir o conhecimento técnico necessário para realizar a instalação de refrigeradores.

A maioria dos erros de um ar-condicionado são causados na hora da instalação. Por isso, opte por um profissional experiente no assunto e não por uma mão de obra mais barata. Há defeitos que são irrecuperáveis e podem acabar quebrando o seu aparelho.

Além desse tipo de erro, uma instalação mal feita por afetar drasticamente o desempenho do ar-condicionado, o que pode vir a causa a perda da garantia do aparelho, também podendo causar um consumo de energia exacerbado e a redução da vida útil do equipamento.

Confira alguns dos principais erros cometidos na hora de instalar um ar-condicionado:

Não calcular a carga térmica do aparelho

Para evitar problemas é preciso comprar um ar-condicionado com a potência exata para o ambiente. Muitas vezes, o consumidor peca pela falta de pesquisa e acaba comprando um produto com menos BTU que o necessário. O instalador também participa do erro não fazer o cálculo de carga térmica.

Um aparelho com uma potência menor do que a recomendada para um ambiente demora mais para refrigerar, isso se conseguir. E por causa do esforço realizado, acaba consumindo mais energias e consequentemente as peças têm um desgaste maior.

O erro de muitos consumidores é achar que ao comprar um aparelho com uma potência mais baixa estará economizando energia, o que não acontece. Ao perceber que a potência do aparelho é menor do que a necessária, o profissional deve se recusar a instalar o aparelho, recomendando ao cliente que ele troque o equipamento por um mais potente.

Confira também como escolher a potência ideal do seu ar-condicionado.

Instalar a parte interna ou externa em local inadequado

O local onde o ar-condicionado será instalado é de grande importância para evitar problemas. Entre outras coisas é preciso observar a distância entre as partes do aparelho, a altura e a exposição das peças ao sol. Antes de comprar o aparelho, o recomendado é que o cliente já tenha ideia do local perfeito para instalar o ar-condicionado em sua casa.

Instalar num posicionamento correto cada unidade do equipamento é essencial para evitar problemas no funcionamento. A condensadora deve ser instalada em um local que tenha espaço onde seja possível retirar os filtros para limpezas e manutenções. Nesse caso, deve-se evitar locais que impeçam a saída de ar do aparelho.

Já a evaporadora deve ser posta em uma parede que suporte o peso e as vibrações do equipamento durante o uso. A peça também deve ficar a mais de um metro de outros aparelhos eletrônicos, para que não haja interferências no uso do controle remoto.

A instalação do ar-condicionado não deve interferir em qualquer outra instalação elétrica, de gás ou hidráulica da residência. A condensadora deve ser instalada em locais em área de circulação de ar.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split realiza a instalação e o conserto de ar-condicionado split e outros tipos de aparelhos.

Top