Dicas para economizar energia usando muito o ar-condicionado

Dicas para economizar energia usando muito o ar-condicionado

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

13/11/2017 às 18:19

O Brasil é um país que se destaca por suas altas temperaturas. Por isso, a presença de, pelo menos, um ar-condicionado é comuns na casa da maioria dos brasileiros. Porém, apesar de trazer conforto e comodidade, o uso em excesso do aparelho pode aumentar (e muito!) sua conta de luz no fim do mês.

Mesmo com o alto preço de um ar-condicionado, é vantagem utilizar o aparelho se atentando a algumas dicas para ter mais tranquilidade, conforto e não ter surpresas em sua conta de energia, confira:

Compre o ar-condicionado mais adequado

É bastante comum comprar o ar-condicionado com o preço mais barato na loja, mas o preço não deve ser o único fator a ser considerado na hora de comprar o aparelho. É importante comprar um modelo que seja mais adequado ao ambiente de sua residência.

É preciso comprar um ar-condicionado que tenha uma potência ideal para o tamanho e características do que cômodo onde ele será instalado, além de escolher um tipo de ar-condicionado que seja de fácil instalação no ambiente, mantendo as peças próximas, o que evita um grande gasto de energia.

Evite usar o ar-condicionado no inverno

Nos meses frios do ano, o mais indicado é que você deixe seu ar-condicionado tirar férias. Fique tranquilo! O aparelho não irá parar ou ter algum problema se passar algum tempo sem ser usado. Desligue-o da tomada, já que provavelmente as temperaturas mais baixas, devem refrescar o ambiente sem a necessidade da ajuda do equipamento. Com isso, neste período você já garante uma economia em sua conta de luz.

Confira também como escolher a potência ideal de seu ar-condicionado.

Instale o ar-condicionado em locais arejados

É preciso instalar o aparelho em locais com circulação de ar para evitar o alto consumo de energia. Um ar-condicionado instalado num local completamente fechado tende a consumir muito mais energia do que o normal.

Por isso, instale o equipamento em paredes que não estejam expostas ao sol, para evitar o superaquecimento do aparelho, o que o leva a força mais seu trabalho, gastando mais energia. Outra dica é nunca instalar o ar-condicionado próximo a aparelhos elétricos como computadores ou geladeiras.

Faça a manutenção preventiva do ar-condicionado

Como qualquer outro equipamento, o ar-condicionado precisa passar por manutenções preventivas recorrentes. Realizar esse trabalho faz com que se possa aumentar a vida útil do ar-condicionado, além de ao deixar o filtro e outras peças sempre limpas e funcionando corretamente, o gasto de energia será bem menor, já que o aparelho não precisará forçar sua capacidade para refrigerar o ambiente.

Limpe os filtros de forma caseira, pelo menos uma vez na semana, para evitar que pó e sujeira se acumulem e prejudiquem o funcionamento.

Use o ar-condicionado com consciência

A contenção de gastos deve ser realizada por você. Cuide do aparelho após a compra, para evitar surpresas desagradáveis. Desligue o aparelho sempre que não for utilizá-lo, tirando-o da tomada, e nunca ligue e desligue em seguida ou a todo mundo, isso fará com que o aparelho trabalhe mais, o que gasta mais energia.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog! A Split Refrigeração realiza o conserto de ar-condicionado split, entre outros modelos e diversos serviços do ramo, faça já o seu orçamento com a gente!

Top