Como saber se o gás do Ar Condicionado acabou?

Muitos consumidores têm dúvidas quanto a duração do gás do ar-condicionado e quando é necessário trocá-lo. Assim como outros aparelhos, o ar-condicionado também pode envelhecer e perder o gás refrigerante de uma forma natural.
O gás é localizado na área interna do ar-condicionado, e quando a substância funciona corretamente, o aparelho não sofre nenhum tipo de alteração que prejudique a sua capacidade original. Geralmente, em casos, de perde de qualidade ou outros problemas de refrigeração, a falta de gás pode ser a principal causa do problema.
Confira também como realizar a limpeza de um ar-condicionado.
Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado?
O sistema de ar-condicionado, especialmente na parte do gás refrigerante, sofre com o tempo, e para saber se é uma perda natural do aparelho, é preciso analisar dois pontos importantes: se ele tem de ser substituído ou somente necessita ser recarregado.
A capacidade do gás refrigerante de um ar-condicionado é relacionada ao processo de aquecimento ou resfriamento do aparelho, dependendo da função escolhida pelo usuário durante o uso.
Com isso, o ar-condicionado não promove a refrigeração esperada e isso quase sempre ocorre por causa da falta de gás refrigerante, que pode ser resolvida de forma bem prática com uma nova carga de gás no aparelho.
Mas se o sistema estiver muito desgastado, a indicação é trocar alguns componentes do aparelho, incluindo a substituição do gás refrigerante.
Como saber o tempo certo de duração do gás refrigerante do ar-condicionado?
Em problemas de refrigeração como a falta de gás, a melhor forma de solucionar é contratar um técnico qualificado para identificar as causas e fazer a troca do gás ou mesmo fazer uma nova recarga no aparelho. Só um profissional experiente pode definir e executar os procedimentos necessários para que o seu ar-condicionado possa voltar a atingir um alto desempenho.
Quando se tem um vazamento de gás do ar-condicionado, é preciso realizar a recarga de gás o mais rápida possível. Se o aparelho estiver na garantia, melhor ainda, entre em contato com a empresa que instalou o equipamento para que eles consertem sem nenhum custo.
Para evitar problemas, fique de olho na hora da instalação!
Quando o assunto é gás de refrigeração, é preciso ficar muito atento na hora de instalar o aparelho, para que esta seja feita corretamente e não cause problemas desnecessários. Instalações despreparadas podem gerar uma quantidade inferior de gás em relação a quantidade indicada, o que pode causar problemas de tubulação e a perde mais rápida do gás refrigerante.
Por isso, é melhor não fazer a instalação de um aparelho de ar-condicionado de forma caseira e sim contar com a ajuda de um profissional, muito menos na hora da troca do sistema de refrigeração. Somente, o instalador pode determinar se a troca é necessária, como a instalação deve ser feita, além de poder te indicar cuidados para o uso.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza a manutenção preventiva de ar-condicionado para hotéis e outros tipos de estabelecimento, além de realizar reparos e instalações de aparelhos de refrigeração.