Como realizar uma Limpeza no Ar-condicionado?

Como realizar uma Limpeza no Ar-condicionado?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

07/08/2017 às 18:13

 Quem tem um ar-condicionado em casa, sabe como é difícil viver sem ele, principalmente em épocas quentes como o verão. Porém, o uso do aparelho requer diversos cuidados preventivos, não é apenas ligar e desligar para o curtir um ar refrigerado.

Descuidar da limpeza de um ar-condicionado pode acarretar não só em problemas na máquina, mas também para sua saúde, o que é ainda mais grave.

Confira abaixo a importância de fazer uma limpeza e cuidar da manutenção de seu ar-condicionado:

Economia de energia

O ar-condicionado é um dos aparelhos que pesar o valor da conta de luz. A limpeza e a manutenção preventiva do aparelho, pode acabar com esse problema. O aparelho trabalha mais quando está sujo, o que gera sobrecarga no compressor, que gasta mais energia para resfriar o ambiente.

Vida útil

Independente do uso contínuo ou não do ar-condicionado, o aparelho terá uma vida útil maior se o usuário manter a limpeza em dia, o que evita o acumulo de poeira, ferrugem e corrosão do aparelho. A sujeira costuma obstruir filtros, turbinas e serpentinas, o que é uma das principais causas de pane no equipamento.

Melhora sua saúde

A limpeza frequente evita a aglomeração de fungos, bactérias e outros poluentes que prejudicam os usuários, que tendem a sofrer problemas alérgicos, dermatológicos e dores de cabeça.

Confira também motivos para ter um ar-condicionado.

Como fazer a limpeza de um ar-condicionado?

A limpeza de um ar-condicionado deve ser feita pelo menos uma vez por mês, mesmo que você não faça uso constante do aparelho.

Confira como efetuar a limpeza em cada tipo de ar-condicionado:

Ar-condicionado de janela

Tire o plugue da tomada. Retire o painel frontal e retire o filtro do aparelho. Lave o filtro com cuidado em água corrente para tirar toda a sujeira, depois deixe ele secar naturalmente. Enquanto o filtro seca, você deve pegar um pano seco e limpar a máquina. Depois de seco, coloque o filtro novamente na máquina e feche o painel.

Ar-condicionado Split

Retire o plugue da tomada. Abra o painel para ter acesso aos filtros de nylon. Se a parte interna estiver muito suja, pegue um pano umedecido com água e limpe-a. Use um aspirador de pó para remover a poeira do cooler. Verifique se há no aparelho filtro de cartão ativado ou HEPA, se sim retire eles antes de lavar os filtros de nylon, e os limpe usando o aspirador.

Filtros de carvão ativado ou HEPA não devem ser lavados com água, os filtros de nylon já podem ser lavados com água e até sabão neutro. Depois, deixe os filtros secarem naturalmente num ambiente com sombras. Depois de seco, recoloque os filtros.

Três dicas para não errar na limpeza de um ar-condicionado

- Nunca utilize produtos químicos para limpar seu ar-condicionado.

- Não utilize água acima de 40° para lavar os filtros, para evitar que a temperatura alta danifique as peças.

- Nunca ligue um ar-condicionado sem ter recolocado os filtros.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Realizamos a instalação de ar-condicionado piso teto e outros tipos de refrigeradores para diversos estabelecimentos. Faça seu orçamento com a gente!

Top