Como instalar um ar-condicionado inverter?

Como instalar um ar-condicionado inverter?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

02/10/2017 às 18:13

O ar-condicionado com a tecnologia inverter faz com que compressor do aparelho nunca precise ser desligado, evitando picos de voltagem. O equipamento funciona como um inversor de frequência que controla a velocidade de compressão do ar-condicionado.

A atividade economiza energia, já que quanto menor for o calor que precisará ser dissipado no ambiente, menor será a velocidade do compressor, ou seja, o ar-condicionado não tem trabalha numa voltagem reforçada sem necessidade. O ar-condicionado inverter economiza até 60% de energia em relação a outros modelos.

Existem alguns aspectos a serem considerados como os pontos que receberão o evaporador, instalado na parte interna do ambiente, e o condensador, que é colocado na parte externa. Uma peça distribui o ar refrigerado e a outra libera o calor do ambiente.

Confira também quanto custa a instalação de um ar-condicionado no Rio de Janeiro.

Assim como outros modelos de ar-condicionado, quanto mais próximos ficarem as peças, menores serão os custos para instalação por economizar na conexão entre as peças e o equipamento. É importante frisar que o condensador deve ficar protegido da chuva ou da exposição constante ao sol, para não sofrer danos e permitir libre a circulação do ar.

Depois de verificar esses pontos, verifique as condições da sua rede elétrica, se certificando que o seu ar-condicionado inverter será instalado corretamente e também encontre um local para recolher a água que se condensa durante o funcionamento do aparelho. Para isso é necessário ter uma saída livre para ser liberada. O mais indicado é instalar o sistema perto a encanamentos ou saídas de esgoto.

O ar-condicionado inverter deve ter sua própria rede de cabos e seu próprio disjuntor, de acordo com a potência do seu ar-condicionado, para evitar sobrecargas e outras instalações elétricas e variações na corrente elétrica do aparelho, o que pode gerar o mau funcionamento do aparelho e diminuir sua vida útil.

A escolha do ar-condicionado inverter, assim como o local de sua instalação deve ser muito bem analisado para não prejudicar seu funcionamento e facilitar a sua manutenção periódica e a limpeza do aparelho.

Uma dica é instalar a evaporadora do ar-condicionado inverter no coentro da parede, para que o ar refrigerado se espalhe de forma mais fácil pelo ambiente, sem ser obstruído por algum de seus móveis ou outras paredes. É bom para o funcionamento do compressor do sistema, capazes de fazer ajustes automáticos apenas com o giro do seu motor, isso ajuda a produzir mais ou menos ar refrigeração dependendo da temperatura interna do ambiente.

O ponto forte do ar-condicionado inverter é a economia de energia, já que o aparelho pode funcionar em modo stand by. Esse tipo de aparelho também atingir a temperatura programada mais rápido do que outros modelos, e a temperatura também sem mantém sem grandes oscilações.

O aparelho também usa gás ecológico e é mais silencioso do que os modelos convencionais, já que o compressor trabalha em baixa rotação, o que diminui o barulho da condensadora, deixando-o praticamente inaudível.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza e a instalação e a manutenção de ar-condicionado em igrejas e outros estabelecimentos.

Top