Como identificar problemas no compressor do ar-condicionado?

Como identificar problemas no compressor do ar-condicionado?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

06/11/2017 às 17:57

O compressor é uma das principais peças de um ar-condicionado. E por estar localizado na parte externa, dentro da condensadora, é difícil identificar problemas quando eles começam a aparecer, só conseguindo saber em estágio avançado.

Quando o compressor estraga, a evaporadora passa a liberar ar quente em vez de ar frio, devido a isso o ar-condicionado para de gelar e o consumo de energia aumenta. Muitos clientes pensam que é possível resolver o problema apenas fazendo uma recarga de gás no aparelho, mas muitas vezes isso não é suficiente, até por que o excesso ou falta de gás causam problemas no compressor.

Como identificar um problema no compressor?

Para identificar e ter certeza de que o problema é no compressor do ar-condicionado é preciso realizar alguns testes. É necessário verificar a capacitância, ela pode está abaixo do normal. Faça testes básicos também para identificar a tensão e a corrente, utilizando um multímetro ou um alicate de amperímetro.

Se a capacitância estiver correta, a tensão estiver menor e a corrente maior do que o padrão, então você tem a certeza de que o problema é no compressor do ar-condicionado. Outros problemas são facilmente confundidos com problemas no compressor, por exemplo, as obstruções de sistema ou o travamento mecânico.

O que problemas no compressor geram para os consumidores?

Sua conta de luz aumenta muito por conta da sobrecarga de energia, o ar-condicionado não consegue mais refrigerar o ambiente, liberando ar quente em vez de ar frio, outro problema bastante comum é o aparelho começar a fazer mais barulho do que o normal.

O ar-condicionado é um aparelho bastante sensível e deve ser bem cuidado, para evitar os desgastes das peças, que em sua maioria são bastante frágeis. Por isso, o mais recomendado é não instalar ou realizar as manutenções principais de forma caseira.

Confira os principais erros na hora de instalar um ar-condicionado.

O ideal é contratar um técnico para a instalação correta do produto, assim como para as manutenções. Qual erro na hora de corrigir ou identificar problemas pode acabar ou, pelo menos, diminuir a vida útil do seu ar-condicionado.

Problemas no compressor estão entre os mais comuns nos aparelhos de refrigeração. É preciso estar atento e chamar um profissional a qualquer suspeita de defeito, afinal quanto mais se prolonga pior é para o funcionamento do aparelho.

Busque contratar um serviço especializado e de confiança para não sofrer com novos problemas por conta de um serviço mais barato. Opte pela segurança, mesmo que o valor seja mais pesado, valerá a pena no futuro e você e sua família irão poder utilizar o ar-condicionado por um longo tempo.

A Split Refrigeração é referência no mercado de refrigeração realizando a instalação de diversos equipamentos de refrigeração, em todos os tipos de estabelecimentos. Contamos com profissionais capacitados e experientes para garantir um serviço de excelência com o melhor custo benefício do mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Realizamos a instalação de ar-condicionado piso teto, entre outros tipos de aparelhos.

Top