Como escolher um ar-condicionado mais econômico?

Como escolher um ar-condicionado mais econômico?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

25/09/2017 às 16:45

O ar-condicionado se tornou um aparelho essencial em qualquer casa ou escritório. O aparelho ajuda na refrigeração de ambientes e causa mais conforto aos usuários. Os aparelhos disponíveis no mercado atualmente tem funções bem modernas e são produtos cada vez mais econômicos energeticamente.

O que deixa um ar-condicionado mais econômico?

O baixo consumo de energia de ar-condicionado depende de vários fatores como propriedades do aparelho, modelo e tempo em que ele é utilizado. As principais características que tornam o aparelho mais econômico são: novas tecnologias, selo Procel A, funções que garantem eficiência energética e potência do ar compatível com o tamanho do ambiente em que ele refrigera.

Quais sãos funções que tornam o ar mais econômico?

O ar-condicionado com tecnologia inverter, utiliza o compressor de forma mais inteligente. Nesse tipo de aparelho, o compressor e o motor giram mais lentamente, sem nunca parar por completo durante o uso. Com isso, não existe o pico de liga e desliga, mas um aumento gradual até atingir a temperatura desejada.

Algumas pesquisas apontam que esse tipo de aparelho gera uma diminuição de até 30% no consumo de energia, o que o torna um ar-condicionado bastante econômico.

Outro ponto que consegue gerar uma economia de energia é a função sleep. Os aparelhos com essa tecnologia conseguem regular a temperatura ambiente, aumentando ou diminuindo a temperatura dependendo do caso, ideal para ter uma ótima noite de sono.

Ar-condicionado com Selo Procel também é garantia de economia. O selo é uma certificação que classifica o nível de eficiência energética de um ar-condicionado, sendo determinado pelo INMETRO.

Os aparelhos que recebem o selo Procel com nível de eficiência A tendem a diminuir bastante o seu consumo de energia. O ar-condicionado que tiver este selo é uma ótima opção em economia para qualquer usuário.

A potência do ar-condicionado também influencia no gasto de energia, é preciso utilizar um aparelho compatível com o tamanho do ambiente. Isso é essencial para que o aparelho ofereça uma boa performance em refrigeração e também em eficiência energética.

Confira também como o ar-condicionado influenciar no sono.

De maneira geral, leve em conta o tamanho do ambiente em que o ar-condicionado será instalado, o fluxo de pessoas e a quantidade de aparelhos eletrônicos para calcular a potência adequada de ar-condicionado para o cômodo.

Outra dica para diminuir o esforço do ar em refrigerar o ambiente é cuidar do isolamento do ambiente. Faça a melhor vedação possível para impedir que o ar vaze por algum lugar, isso fará com que seu ar-condicionado trabalhe de maneira mais natural, sem precisar de grande esforço para refrigerar o cômodo e assim economizando energia.

Use o ar-condicionado na opção fan. Essa opção faz com que o ar-condicionado utilize menos energia e mesmo assim consiga atingir os níveis desejados de conforto em um ambiente.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza a instalação e manutenção de ar-condicionado em igrejas e outros tipos de estabelecimentos. Faça seu orçamento com a gente!

Top