Barulho forte no ar-condicionado: o que fazer?

Barulho forte no ar-condicionado: o que fazer?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

03/07/2017 às 17:25

O ar-condicionado produz ruídos, mas não muito. Se o barulho feito pelo aparelho for muito alto é preciso verificar qual o problema do refrigerador e sanar o problema em seu funcionamento. Confira abaixo alguns dos problemas mais comuns que levam um ar-condicionado fazer muito barulho:

Instalação mal feita

A maior causa de barulho num ar-condicionado é a instalação incorreta do aparelho. Instalar de forma errada o equipamento, pode ainda prejudicar a durabilidade das peças, causar vibrações dentro da máquina, o que gera muito barulho. O mais correto é procurar um profissional para realizar a manutenção no ar-condicionado e sanar o problema.

Objetos dentro do ar-condicionado

Outro motivo comum de barulho em ar-condicionado, principalmente nos modelos split é gerado quando objetos caem dentro da evaporadora ou da condensadora. Seja qualquer objeto, desde um detrito como uma pedra, uma grande quantidade de poeira, pequenos objetos de casa ou até quando animais pequenos, geralmente pássaros decidem passear dentro do aparelho. Para resolver o problema, desligue o ar-condicionado, retire a grade e remova o objeto. Com isso, você deve sanar o problema. Se o barulho continuar, procure um profissional capacitado.

Peças soltas dentro do ar-condicionado

Outro problema que causa muito barulho no aparelho é quando peças se soltam dentro dele. Se você sentir o ar-condicionado batendo por dentro, pode ser que algo esteja solto. Para resolver, desligue o aparelho, abra o painel e verifique se há alguma peça solta e tente colocá-la no lugar, mas a recomendação é que você troque as peças que estiverem soltas para maior segurança.

Confira como escolher a potência ideal para seu ar-condicionado.

Barulho das grades com o ar-condicionado funcionando

As grades frontais do aparelho também pode gerar bastante ruído, quando o ar-condicionado estiver ligado. O motivo geralmente é porque o sistema de bloqueio da grelha está danificado. O correto a fazer é limpar os filtros do equipamento. Para confirmar que o barulho é da grade, retire-a, ligue novamente o aparelho e veja se o barulho continua.

Falta de lubrificação no motor do ar-condicionado

O barulho também pode vir da falta de lubrificação no aparelho. Isso acontece por falta de manutenção. O correto é desligar o ar-condicionado até que um profissional resolva o problema.

Vazamento no cárter do compressor

Se o barulho acontecer apenas quando o compressor arranca, o problema deve ser um vazamento do refrigerante para o cárter do compressor. Peça a um profissional capacitado para realizar uma manutenção no ar-condicionado. Ele resolverá o problema bem rápido, trocando o aquecedor do cárter.

Vazamento de óleo no compressor

Esse problema é comum em aparelhos mais antigos. Você pode fazer uma inspeção buscando por rastro de óleo fora ou ao redor do compressor do ar-condicionado. O problema pode ser causado por uma baixa carga de óleo no equipamento. Se o compressor tiver um medidor, verifique que o valor está entre os intervalo de ½ e ¾. Caso não esteja, chame um profissional para resolver o problema. Esse problema não é muito comum em aparelhos novos.

Gostou das dicas? Confira mais no blog da Split Refrigeração! Realizamos trabalhos de qualidade como a instalação de ar-condicionado piso teto, entre outros modelos, além de fazer consertos e manutenção em aparelhos de refrigeração.

Top