Ar-condicionado pode influenciar no sono?

Ar-condicionado pode influenciar no sono?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

04/09/2017 às 17:10

Se aguentar temperaturas muito quentes em casa ou no trabalho por não ter um ar-condicionado é difícil, mas passar a noite com o aparelho ligado todos os dias, mesmo sem a necessidade pode influenciar de forma negativa na qualidade do seu sono.

Até em dias de calor, durante o verão, dormir com o ar-condicionado ligado pode gerar noites de sono mal dormidas e consequentemente gerar um fraco desempenho no trabalho, por exemplo. Como todo o aparelho, se utilizado em excesso, ele pode prejudicar a disposição, gerando ainda mais cansaço.

Por que isso acontece?

O ar-condicionado quando em funcionamento, libera uma certa quantidade de dióxido de carbono (CO2) dentro do ambiente que está sendo refrigerado. Dentre outras fontes responsáveis por emitir essa substância está a nossa própria respiração. Resumindo, como a respiração é uma fonte, o corpo humano ingere O2 e solta CO2 de forma natural, inclusive o dióxido de carbono liberado pela respiração é maior do que o liberado pelo ar-condicionado.

Por isso, como não ocorre a renovação de ar no ambiente, seja quando você está dormindo, ou também quando você está trabalhando, o que é cada vez mais comum, a pessoa tende a ter uma sensação de sono excessivo, afetando sua capacidade de concentração e dificultando sua tomada de decisões. Isso prejudica bastante a sua noite e o seu desempenho durante o dia.

Em ambientes fechados, a concentração de dióxido de carbono é até oito vezes mais alta do que em locais abertos, podendo chegar a 1.000 ppm (partículas por milhão) contra 380 ppm em ambiente abertos. Nas salas de aulas, a concentração de CO2 pode chegar até 3.000 ppm.

Confira também o que fazer quando o ar-condicionado está fazendo muito barulho.

O excesso dessa substância no ambiente gera consequências como a fraqueza, dor de cabeça, cansaço, enjoo, irritação ocular, nasal e da garganta. Isso é afetado por ambientes com ar-condicionado por aumentar a concentração de dióxido de carbono o que influencia na péssima qualidade do sono.

Para diminuir o cansaço e outros sintomas, é muito importante preservar pela qualidade do ar. Para isso, mantenha o seu aparelho de ar-condicionado sempre limpo e higienizado, fazendo a limpeza dos filtros e das peças internas.

O ideal é desligar o aparelho por 30 ou 40 minutos após este ser ligado e abrir um pouco a janela para que possa ocorrer a circulação do ar, diminuindo a concentração de dióxido de carbono. Também é possível utilizar umidificadores de ar e plantas que podem contribuir para purificar o ar do ambiente.

Utilizar o aparelho em baixas temperaturas afetam bastante a sua produtividade, já que gera um sono excessivo o que pode atrapalhar suas relações sociais e o trabalho tende a render menos. Tome muito cuidado com a temperatura, use esse fator de acordo com o ambiente, sempre colocando temperaturas o mais brandas possíveis para refrigerar o ambiente.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Realizamos o serviço de manutenção preventiva de ar-condicionado em hotel e outros tipos de estabelecimento.

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