Ar-condicionado desligando sozinho: O que pode estar acontecendo?

Ar-condicionado desligando sozinho: O que pode estar acontecendo?

Categoria: Instalação de Ar Condicionado

07/05/2018 às 13:28

Um dos problemas mais recorrentes em um ar-condicionado é o fato dele desligar sozinho e aparentemente sem motivo nenhum. Muitas pessoas não sabem por que isso acontece e acabam atraindo o ocorrido ao achismo e isso nunca é bom, não é mesmo? Bom, hoje vamos explicar quais os principais motivos para que isso ocorra.

Confira:

Ativação involuntária da função Timer

Nestes casos, muitas vezes por desconhecimento do funcionamento do aparelho, os usuários acabam ativando a função Timer sem saber. Essa funcionalidade configura o ar-condicionado para que ele desligue em certo horário.

Se esse é o problema, então está tudo bem. Basta que o usuário pegue o manual do fabricante do produto e descubra como desligar a função ou então restaurar as configurações do ar-condicionado para que isso não aconteça mais.

Controle Remoto com defeito

Esse tipo de problema está ocorrendo com cada vez mais frequência. Outro motivo para que o refrigerador desligue sozinho pode ser um defeito no seu controle remoto. Isso pode acontecer quando o controle defeituoso emite sinais para o aparelho, fazendo-o desligar repentinamente.

Para identificar se esse é o problema que está afetando o seu ar-condicionado, basta que você coloque o controle em outro cômodo de sua casa ou retire as pilhas. Se o aparelho funcionar bem após você fazer isso, é sinal que o controle está com problemas, provavelmente no sensor de infravermelho.

Confira também o que é um ar-condicionado mini split.

Uso de transformadores e estabilizadores de energia

Muitos usuários acabam utilizando de transformadores ou estabilizadores de energia para ligarem aparelhos eletrônicos. Isso por que estes aparelhos costumam lidar melhor com quedas de luz e alguns possuem até um gerador de emergência, o que evita danos aos equipamentos.

Porém, ligar um ar-condicionado nesse tipo de equipamento não é recomendado. Por que? Porque os refrigeradores puxam muita energia, o que pode fazer o estabilizador aquecer e desligar para evitar um curto no equipamento, como motivo de segurança.

Ar-condicionado com pouco ou sem gás

Outro problema recorrente que faz um ar-condicionado desligar sozinho é a falta ou escassez de gás no equipamento. Isso geralmente acontece por que o compressor desliga ao aquecer por conta da falta de gás.

Após desligar, o refrigerador precisa ser reiniciado (ligar e desligar), tirando a tomada da energia e colocando de volta. Desse jeito você consegue resolver o problema de maneira paliativa, porém será precisa dar uma boa carga de gás no aparelho para que ele não volte a desligar sozinho por esse motivo.

Aquecimento da parte externa

Por último, seu ar-condicionado pode estar desligando sozinho por conta do superaquecimento da parte externa (condensadora). Quando o aparelho está instalado em local errado, que não possui nenhuma ou pouca ventilação, essa peça acaba se sobrecarregando.

Quando a condensadora está sobrecarregada, além de gerar um gasto maior de energia, ela acaba travando e desligando por não suportar a pressão para refrigerar o ar produzido pelo aparelho.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Split Refrigeração realiza a instalação de ar-condicionado piso teto e outros modelos, faça já um orçamento com a gente!

Top